sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cartórios mudam hábito e saem da Rua Siqueira Campos

Ficar mais próximo dos clientes, facilitando seu acesso e tornando o atendimento mais rápido e confortável. Esses são alguns dos principais motivos que estão levando os cartórios a mudarem de endereço. Tradicional reduto desses estabelecimentos, a Rua Siqueira Campos, no Centro do Recife, sofreu mudanças e hoje não comporta mais as serventias. Problemas como falta de segurança e de estrutura, sem lugar pra estacionar, são alguns exemplos.

Dois dos mais tradicionais cartórios da capital já fizeram a mudança: o Tabelionato Figueiredo (8º Ofício de Notas), que desde 2001 se transferiu para a Avenida Herculano Bandeira, no Pina, e o Cartório Andrade Lima (1º Ofício de Notas do Recife), que passou a atender em outubro na Avenida Agamenon Magalhães, 4407. “Essa é uma tendência. Os tradicionais cartórios recifenses já viram que a Siqueira Campos não atende mais as necessidades do público que precisa dos serviços notarias. Não há mais como estacionar no local, além do mais a violência também assusta os clientes”, justifica o tabelião do Andrade Lima, Filipe Melo.

Os dois cartórios que fugiram da correria do Centro, instalaram suas sedes priorizando o conforto à população, com amplo estacionamento, estrutura com ar condicionado e facilidade no acesso. Filipe Melo conquistou a administração do Cartório Andrade Lima após enfrentar uma batalha na justiça para poder assumir a serventia, quando participou e passou do 2º Concurso Público para Ingresso na Titularidade, aberto em 2001 e realizado em 2002 pelo Tribunal de Justiça do Estado.

O tabelião explica que os cartórios são administrados por particulares, que prestam serviços públicos por delegação. A partir da Constituição de 1988, ficou mais restrito o acesso à atividade, visto que a exigência de concurso público se tornou uma realidade. “A Constituição proíbe que o cartório permaneça sob a administração de um substituto por mais de 6 meses. No caso de falecimento ou aposentadoria de um titular, os Tribunais são obrigados a abrir concurso dentro desse prazo”, explica Filipe Melo.

Serviço
1º Ofício de Notas Cartório Andrade Lima – Avenida Agamenon Magalhães, 4407-A
Telefone: (81) 3421.4863

8º Ofício de Notas Tabelionato Figueiredo – Avenida Herculano Bandeira, nº 563
Telefone: (81) 3467.8000

Nenhum comentário: