terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Médicos e OAB discutem sobre Termo de Compromisso

Representantes das entidades médicas de Pernambuco - Cremepe e Simepe - estiveram reunidos segunda-feira (26), com conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Correia. Em pauta: discussão sobre a crise da saúde na rede pública estadual e, principalmente, avaliação do Termo de Compromisso assinado com o Governo do Estado há mais de 120 dias. Participaram da reunião, os presidentes do Cremepe, André Longo, do Simepe, Antônio Jordão além dos diretores Ricardo Paiva, José Carlos Alencar e Luiz Domingues.Preocupado com o problema da da crise na área da saúde, o conselheiro federal solicitou uma avaliação das entidades médicas sobre o termo de compromisso. Correia também irá solicitar documento semelhante ao governo estadual.
Governo de Pernambuco e as entidades médicas assinaram um termo de compromisso de 26 pontos, em 16/09/08, que diz respeito a melhor estruturação das emergências e garantias de condições dignas para o médico exercer sua atividades, além de reajuste nos salários dos diaristas e plantonistas da rede estadual de saúde.
Vale lembrar que na semana passada, os médicos discutiram em Assembleia Geral categoria sobre o cumprimento deste termo e afirmaram que não houve evolução para solucionar a crise na saúde. Durante a Assembleia, os médicos que atuam nos hospitais Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Restauração, Regional de Caruaru e Prof° Agamenon Magalhães em Serra Talhada, alegaram que o Governo não cumpriu diversos itens do Termo. Exemplos: aumento de leitos, mutirão para desafogar as emergências, recomposição das escalas de plantão, pagamento de produtividade entre outros. Os profissionais garantiram que os problemas decorrentes da crise na saúde ainda não foram completamente solucionados pela SES, principalmente, nas emergências, onde existem inúmeros pacientes necessitando de atendimento.
Assessoria de Imprensa do Simepe com informações da Assessoria de Imprensa do Cremepe

Nenhum comentário: